Com o objetivo de promover as políticas públicas existentes, ampliar o diálogo com os atores da bioeconomia regional e fortalecer conexões internacionais em prol da agricultura sustentável, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou do Biocontrol & Biostimulant LATAM 2025, realizado em Campinas (SP), entre os dias 28 e 31 de julho.
Durante o principal encontro latino-americano voltado às tecnologias e inovações aplicadas à agricultura, o Programa Nacional de Bioinsumos e demais iniciativas do Mapa voltadas ao setor ganharam destaque. A participação do Mapa reafirma o compromisso do Brasil com a inovação sustentável e fortalece a presença do país no cenário internacional da bioeconomia e das soluções biológicas para o agro.
Um dos destaques do evento foi o estande institucional do Programa Nacional de Bioinsumos e da Rede de Inovação em Bioinsumos. O espaço promoveu uma agenda ativa de interações técnicas e institucionais, exposições e encontros estratégico com lideranças nacionais e internacionais, dos quais participaram autoridades e representantes do Peru, Chile, Bolívia, França e Estados Unidos.
No workshop pré-evento, a coordenadora-geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos do Mapa, Valéria Burmeister Martins, moderou a mesa redonda de abertura. A atividade teve como foco os avanços regulatórios, a inovação em políticas públicas e a importância da articulação multissetorial para o fortalecimento da cadeia de bioinsumos na América Latina. O debate reforçou o papel estratégico do Brasil como liderança regional na promoção de práticas agropecuárias sustentáveis, por meio do uso de bioinsumos, biotecnologia e da intensificação da cooperação científica.
Encerrando a programação oficial, a comitiva do Mapa realizou, no dia 31 de julho, visitas técnicas a biofábrica da Lallemand e ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. As agendas reafirmaram o compromisso do ministério com a integração entre pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e com o fortalecimento de parcerias institucionais voltadas à consolidação da bioeconomia como vetor estratégico do desenvolvimento agropecuário nacional.
Pelo Mapa participaram, também, o coordenador de Bioinsumos e Novas Tecnologias, Marcus Vinicius Coelho, o analista técnico, Joaquim Dias Nogueira e a gestora da Rede de Inovação em Bioinsumos, Giuliana Araújo.