Mato Grosso vive “boom” cervejeiro e se torna um dos maiores polos do país

A ascensão do setor se traduz em números expressivos: o estado agora conta com 30 empresas registradas, um salto de 20% em apenas um ano, distribuídas por 16 municípios.

Fonte: CENÁRIOMT

Qual quantidade de cerveja devo beber?
Mato Grosso vive "boom" cervejeiro e se torna um dos maiores polos do país FOTO:PIXABAY

O mercado cervejeiro de Mato Grosso vive um momento de forte expansão, consolidando o estado como um dos principais polos do país no setor. Impulsionado por um crescimento explosivo das cervejarias artesanais, o número de pequenos negócios no nicho aumentou em impressionantes 1.566% nos últimos 11 anos, segundo dados do Anuário da Cerveja 2025.

A ascensão do setor se traduz em números expressivos: o estado agora conta com 30 empresas registradas, um salto de 20% em apenas um ano, distribuídas por 16 municípios. Essas fábricas geram 935 empregos diretos, contribuindo para que Mato Grosso responda por quase um terço de todas as cervejarias da região Centro-Oeste. A produção local também se destaca pela variedade, com 315 tipos de produtos que atraem um público em busca de novidades.

A cadeia produtiva, no entanto, vai muito além dos postos de trabalho nas fábricas. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), cada vaga direta em uma cervejaria gera um efeito multiplicador, criando 34 outros empregos em toda a cadeia, da agricultura à distribuição.

Um estudo do Sebrae/MT reforça que a busca por cervejas e coquetéis artesanais já é uma realidade para mais da metade dos consumidores locais, o que movimenta o turismo e a gastronomia e estimula a inovação no mercado.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.