Governo busca ampliar setores isentos de tarifaço

Geraldo Alckmin afirmou que a prioridade do governo é negociar com os Estados Unidos para ampliar as isenções e evitar retaliações comerciais.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 06/08/2025 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa da abertura do 4º Fórum Saúde Foto: José Cruz/Agênc
Governo busca ampliar setores isentos de tarifaço - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (9) que o governo federal pretende ampliar o número de setores isentos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, priorizando o diálogo em vez de retaliações.

Durante evento em Guaratinguetá (SP), Alckmin destacou que a estratégia é buscar negociações que resultem na exclusão de mais setores das tarifas, classificadas por ele como “extremamente injustas”. Ele reforçou que a meta é resolver o impasse comercial, não retaliar.

O vice-presidente também informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, na próxima semana, um pacote de medidas de apoio às empresas brasileiras mais impactadas pelas tarifas norte-americanas, especialmente aquelas com maior volume de exportações para os EUA.

No mesmo evento, Alckmin comemorou o aumento de 15,7% nas vendas de veículos registrado em julho, após o governo zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos sustentáveis. Segundo ele, a medida impulsionou a produção da indústria automotiva, fortaleceu a cadeia produtiva e facilitou o acesso da população a veículos com preços mais baixos.

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.