Memorial é inaugurado em Vinhedo um ano após queda do avião da Voepass

Familiares homenageiam vítimas do acidente que matou 62 pessoas em Vinhedo (SP), enquanto investigação segue em andamento.

Fonte: CenárioMT

São Paulo (SP) 10/08/2024 - Destroços do acidente aéreo que envolveu avião da Voepass que ocorreu em Vinhedo interior de São Paulo. Foto: Secretária de Segurança de São Paulo/Divulgação
Foto: Secretária de Segurança de São Paulo/Divulgação

Um ano após o trágico acidente com o avião da Voepass em Vinhedo (SP), familiares das vítimas inauguraram neste sábado (9) um memorial em homenagem aos 58 passageiros e quatro tripulantes que perderam a vida no Voo 2283. Além da cerimônia, foi realizado um ato ecumênico e o plantio de árvores no local.

O avião ATR 72 500 da Voepass/Latam caiu às 13h22 do dia 9 de agosto de 2024, em um condomínio residencial da cidade, causando a morte de todos a bordo.

[Continua depois da Publicidade]

O voo partiu às 11h58 do Aeroporto de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave entrou em uma área com condições meteorológicas que favoreceram a formação de gelo severo, levando à perda de controle.

Às 13h21, ao realizar uma curva à direita, a aeronave entrou em stall, perdendo sustentação. Os pilotos não conseguiram retomar o controle, e o avião realizou giros descontrolados antes de colidir no solo.

[Continua depois da Publicidade]

Famílias buscam justiça

De acordo com o advogado que representa os familiares, Luciano Katarinhuk, a expectativa é que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados. “As famílias querem justiça, não vingança, e aguardam uma resposta rápida para que tragédias como essa não se repitam na aviação brasileira”, afirmou após audiência na Polícia Federal em Campinas.

Investigações seguem avançadas

O Cenipa já realizou análise detalhada dos gravadores de voo, reconstrução do acidente, testes técnicos, além de entrevistas com envolvidos. Também foram avaliados mais de 15 mil voos da frota da companhia, dados meteorológicos e voos simulados.

A comissão investigativa multidisciplinar inclui especialistas em fatores operacionais, humanos e materiais, mas ainda não há previsão para a conclusão do relatório final, que será divulgado publicamente no site oficial do órgão.

Posição da Voepass

Em nota, a Voepass classificou a tragédia como o episódio mais difícil da empresa em seus mais de 30 anos de operação, reafirmando solidariedade às famílias e o compromisso com transparência nas investigações e nas indenizações, além do suporte psicológico às famílias.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.