Mato Grosso foi premiado como o segundo melhor estado do país em inovação na oferta de serviços públicos digitais. O reconhecimento foi concedido durante o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública (Secop 2025), em Brasília, e é resultado de uma evolução contínua do estado no setor.
No ranking geral do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital (IOSPD), Mato Grosso subiu para a sexta posição. A classificação considera diversos fatores, como a capacidade digital, a presença de serviços online, a existência de normas de modernização e o grau de inclusão na oferta desses serviços à população.
O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou que a premiação reflete o empenho do governo na transformação digital para oferecer um atendimento mais eficiente. O adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, ressaltou que a meta de alcançar o nível ótimo em serviços digitais, prevista para 2027, foi alcançada antes do prazo.
Desde 2020, quando o estado tinha uma classificação “regular”, Mato Grosso tem evoluído de forma constante. Neste ano, o estado atingiu 166,13 pontos, alcançando pela primeira vez o conceito de “ótimo” e se consolidando como protagonista na era digital.
Entre os serviços públicos digitais oferecidos à população estão a transferência de propriedade de veículos, a emissão de certidão negativa de débito, a rematrícula escolar, a renovação da CNH e a abertura de ocorrências policiais. Todos esses e outros serviços podem ser acessados pelo Portal Unificado de Serviços de MT.