Durante ações realizadas na quinta-feira (7) no município de Mato Grosso, a Polícia Civil prendeu dois homens acusados de violência doméstica em Ribeirão Cascalheira, a 900 km de Cuiabá. As prisões ocorreram no contexto da Operação Shamar, que acontece em todo o país durante o mês de agosto.
O primeiro caso envolveu um homem de 26 anos, detido por violar domicílio, ameaçar a ex-companheira e perturbar o sossego. Ele invadiu a casa da vítima, onde estavam ela e a filha, ambas em situação de vulnerabilidade. A mulher relatou perseguições constantes após o fim do relacionamento. O suspeito foi encontrado embriagado e preso em flagrante.
Na segunda ocorrência, um homem de 45 anos foi detido por ameaçar a ex-mulher com uma faca e importuná-la. O crime aconteceu ainda na manhã de quinta-feira, e o suspeito foi localizado pouco após o ocorrido. Ambos os acusados foram encaminhados à delegacia e estão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil elaborou um plano estratégico para intensificar as ações da Operação Shamar em todos os municípios do estado entre os dias 1º de agosto e 4 de setembro. O objetivo é coibir e prevenir crimes de violência doméstica, por meio do cumprimento de mandados judiciais e medidas de proteção.
A Operação Shamar, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, integra as ações da campanha “Agosto Lilás”, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Neste mês, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) completa 19 anos, sendo um marco na proteção das vítimas e punição dos agressoores.
O nome da operação vem do hebraico “Shamar”, que significa cuidar, proteger e vigiar.