O edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa e/ou Solidária, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), movimenta o cenário cultural e empreendedor neste fim de semana, com eventos em três municípios de Mato Grosso.
Em Cuiabá, a “Feira Arte de Mato Grosso” reúne cerca de 30 expositores no Parque da Nascente, no bairro Morada do Ouro, nesta sexta-feira (8), a partir das 18h. Os visitantes encontram uma variedade de artigos de artesanato, acessórios e comidas típicas. O projeto é idealizado pelo Instituto Elevar e busca valorizar pequenos e médios empreendedores. Segundo Karine Mattos, representante da instituição, a iniciativa oferece visibilidade e renda para quem depende da venda direta de seus produtos.
Já em Tangará da Serra, a feira “Arte, Cultura e Terra – Um Bem Viver Sustentável” acontece nesta sexta (8) e sábado (9), com entrada gratuita. A programação inclui oficinas, apresentações culturais e exposição de produtos ligados à agricultura familiar, cultura indígena, gastronomia regional e economia solidária. As atividades ocorrem no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho e na Praça Antônio Alves Duarte, com estrutura acessível e inclusiva.
Encerrando o circuito, a “Feira Quilombola Dona Fia” será realizada no domingo (10), das 7h às 15h, na Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. A feira destaca a produção artesanal e culinária de mulheres quilombolas, além de homenagear Dona Fia, referência local de saberes ancestrais e empreendedorismo. O evento acontece no Espaço Cultural de Todas as Fias, com entrada pela MT-060, na antiga região da Mutuca.
Essas ações são viabilizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital MT Criativo, que destinou R$ 2 milhões para fomentar feiras culturais em todo o estado, reforçando a economia criativa como ferramenta de inclusão, identidade e desenvolvimento sustentável.