A cidade de Lucas do Rio Verde terá participação de destaque no Green Summit Mato Grosso 2025, que acontece de hoje, quinta-feira (07) até sábado, 9 de agosto, na Fundação Rio Verde. O município levará ao evento uma ampla programação conduzida pelas Secretarias de Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, reforçando o protagonismo local em temas como sustentabilidade, inovação, turismo, economia criativa e economia verde.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua como parceira na organização do evento, oferecendo suporte estrutural e apresentando os resultados do ecossistema de inovação local, consolidado com o projeto Inpacto Lucas. A secretaria será representada no painel “A Importância dos Ecossistemas de Inovação para o Desenvolvimento das Cidades”, no sábado (9), às 16h45, com a presença do secretário Welligton Souto** como debatedor.
Na área ambiental, um dos destaques será o Estande Lixo Zero, onde serão apresentadas boas práticas de gestão de resíduos sólidos. O secretário Felipe Palis, de Agricultura e Meio Ambiente, participará de uma mesa-redonda temática ao lado de especialistas, discutindo os desafios da sustentabilidade.
A Secretaria de Cultura e Turismo marcará presença com o Programa de Economia Criativa, por meio do 1º Encontro Gastronômico de Lucas do Rio Verde, promovido em parceria com o Sebrae, no dia 8 de agosto. O encontro reunirá produtores, artesãos, empresários e cozinheiros da cidade. Durante o evento, será apresentado o Projeto Circuito Gastronômico, que visa transformar a gastronomia local em produto turístico-cultural permanente. A secretária Luciana Bauer também anunciará a proposta de incluir o circuito no calendário oficial de eventos do município.
Além disso, o município participa da Apresentação Técnica da Rota Turística Gastronômica, também em parceria com o Sebrae, com foco na estruturação de roteiros e apoio aos empreendedores da economia criativa.
O prefeito Miguel Vaz integrará a programação oficial do evento, participando do painel “Cidades Inteligentes”, no sábado (9), às 10h35, ao lado de especialistas como Luiz Fernando Cruvinel e Sergio Leite, com mediação de Sara Borelli.
Sobre o Green Summit MT 2025
Considerado o maior evento de inovação e sustentabilidade de Mato Grosso, o Green Summit MT reunirá lideranças políticas, empreendedores, pesquisadores, startups e investidores. Com o lema “Um chamado para quem inova, lidera, empreende e transforma”, o evento terá uma programação diversificada, incluindo painéis, palestras, workshops, exposições de startups e a Semana Tecnológica do IFMT.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de peso como:
Murilo Gun – especialista em criatividade e inovação;
Richard Rasmussen – biólogo e defensor do ecoturismo;
Caito Maia – fundador da Chilli Beans;
Bruno Stefani – ex-diretor global de inovação da Ambev;
Rodrigo Iafelice – investidor global no agro.
A programação completa inclui debates sobre biotecnologia, inteligência de dados, IA no trabalho, inovação no agro, e muito mais, com destaque para a participação ativa de Lucas do Rio Verde como cidade modelo em desenvolvimento sustentável e inovação regional.