Um piloto identificado como João Pedro Nunes Vieira morreu na tarde desta quarta-feira (6), após a queda de uma aeronave de pequeno porte em uma área de pastagem, localizada a cerca de 300 metros de uma pista de decolagem, no município de Colniza (MT), região noroeste do estado. VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
Natural de Rondônia, João Pedro havia concluído recentemente o curso de formação como piloto e voava sozinho no momento do acidente. A aeronave que ele pilotava é do modelo P-1, classificada como experimental, destinada exclusivamente para uso particular, sem autorização para operações comerciais.
De acordo com o delegado Breno Parrado, responsável pelas investigações preliminares, o piloto teria tentado realizar uma curva quando perdeu o controle do avião, que acabou caindo em meio ao pasto. O impacto foi fatal e João Pedro morreu no local.
Por se tratar de uma aeronave experimental, o caso não será investigado pelo Cenipa (Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão normalmente responsável por acidentes aéreos no Brasil. A investigação ficará a cargo da Polícia Civil.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deve comparecer à área do acidente na manhã desta quinta-feira (7) para iniciar os trabalhos de perícia e levantar informações que possam esclarecer as causas da queda.
As circunstâncias do acidente seguem sob apuração.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram