Dois focos de incêndio foram combatidos nesta terça-feira (5) pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Um deles ocorreu em Chapada dos Guimarães, onde a atuação imediata das equipes conseguiu controlar as chamas no mesmo dia. O outro foi registrado em Canabrava do Norte.
O foco em Chapada dos Guimarães foi identificado por imagens de satélite captadas pela Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), localizado em Cuiabá. Brigadistas, viaturas e caminhões-pipa foram mobilizados rapidamente para conter o avanço do fogo.
As ações de combate seguem em andamento no Distrito de Guariba, em Colniza, e também em uma propriedade rural em Lucas do Rio Verde, onde equipes continuam atuando.
Três focos de calor foram registrados nas últimas 24 horas no estado, de acordo com dados do satélite Aqua Tarde, do Programa BDQueimadas do Inpe. Dois estão localizados no bioma Cerrado e um na Amazônia. Embora nem todo foco represente um incêndio, a presença de vários pontos pode indicar queimadas mais intensas.
Queimadas proibidas seguem em vigor. O Corpo de Bombeiros alerta que o uso do fogo para limpeza e manejo está proibido até 31 de dezembro no Pantanal, e até 30 de novembro no Cerrado e na Amazônia. Em áreas urbanas, a prática é vetada durante todo o ano. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 193 ou 190.