Os estudantes da rede pública municipal de Cuiabá terão uma mudança significativa no sistema de avaliação a partir do segundo semestre deste ano letivo. A prefeitura adotará a avaliação por notas numéricas de 0 a 10, substituindo o modelo anterior e buscando maior clareza sobre o desempenho dos alunos para os pais e responsáveis.
A nova regra exige uma média mínima de 6,0 por bimestre. Para ser aprovado ao final do ano, o estudante deverá alcançar a soma de 24 pontos nos quatro bimestres. A mudança é válida para todas as unidades escolares da rede municipal e está oficializada pela Portaria nº 254/2024, assinada pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
A decisão tem o apoio do prefeito Abílio Brunini, que defende a importância do acompanhamento familiar para o sucesso do aluno. “O apoio e acompanhamento da família será muito importante porque o aluno que não tiver a nota adequada vai reprovar. Vamos cobrar também a melhoria da qualidade de ensino com a devida aplicação da política pedagógica pelos professores”, afirmou.
O secretário de Educação, Amauri Monge, reforçou que a medida visa fortalecer a parceria entre escola e família. Segundo ele, se um responsável notar o desempenho abaixo do esperado, poderá buscar a direção e a coordenação pedagógica da escola para buscar soluções, como aulas de reforço.
A professora Thatiany Soares Correa, mentora de aprendizagem da Secretaria de Educação, vê a mudança como uma “estratégia de recomposição da aprendizagem” que estimula o diálogo. A rede pública municipal de Cuiabá atende atualmente 59.456 estudantes, que já receberam kits de material didático e escolar para apoiar o processo de ensino e aprendizagem.