A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (5) a Operação Narcoimperium, com foco em desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro. A ação cumpre quatro mandados de prisão temporária, seis de busca e apreensão e o sequestro de bens avaliados em aproximadamente R$ 7,5 milhões nos municípios de Brasnorte e Tangará da Serra, no Mato Grosso.
As investigações são um desdobramento da Operação Catrapo, que revelou a existência de um grupo criminoso com ampla estrutura logística e financeira. Segundo a PF, a quadrilha utilizava aeronaves para o transporte de grandes volumes de entorpecentes.
No curso das apurações, foi constatado que os suspeitos adquiriram uma aeronave interceptada e abatida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2021, em Brasnorte, quando transportava cerca de 300 quilos de cocaína.
Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.