Mato Grosso participa da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que acontece de 5 a 15 de agosto. A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e conta com a colaboração de órgãos estaduais como a Polícia Civil, por meio do Núcleo de Pessoas Desaparecidas da DHPP, e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
O objetivo principal é incentivar a doação de material genético por familiares de desaparecidos, com o intuito de ampliar o Banco Nacional de Perfis Genéticos e facilitar identificações de pessoas desaparecidas, seja entre os vivos sem identificação ou os falecidos não reconhecidos.
A campanha também mobiliza uma força-tarefa nacional para agilizar a análise de perfis genéticos pendentes. Além da coleta de novas amostras, a iniciativa busca dar visibilidade ao tema e oferecer às famílias a possibilidade de respostas por meio da ciência e da colaboração entre os estados.
Os locais de coleta podem ser consultados no site oficial da campanha, bem como nos portais da Polícia Civil, Politec e Delegacia Digital. Para participar, é necessário apresentar um boletim de ocorrência registrado em qualquer estado e documentos pessoais do doador.