Brasil conquista Copa América em final épica com destaque para Marta

Com um empate eletrizante no tempo regulamentar e vitória nos pênaltis, Seleção Feminina conquista seu nono título continental.

Fonte: CenárioMT

02-08-2025 - Brasil vs Colombia - Copa América Feminino
Brasil conquista Copa América em final épica com destaque para Marta - Foto: Lívia Villas Boas / CBF

O Brasil é campeão da Copa América Feminina após uma final eletrizante contra a Colômbia, disputada no Estádio Casa Blanca, em Quito, Equador. O empate em 4 a 4 no tempo normal e prorrogação levou a decisão para os pênaltis, onde a equipe brasileira venceu por 5 a 4, garantindo o nono título em dez edições do torneio.

A Colômbia abriu o placar com Linda Caicedo, aos 24 minutos da primeira etapa. O técnico Arthur Elias reagiu com três substituições e, nos acréscimos, a capitã Angelina empatou de pênalti, após revisão do VAR em lance com Carabalí.

No segundo tempo, um gol contra da zagueira Tarciane colocou as colombianas novamente em vantagem. Amanda Gutierres empatou aos 34, com um belo chute de esquerda. Em seguida, Mayra Ramírez marcou o terceiro da Colômbia. Já nos acréscimos, Marta apareceu com um golaço para empatar novamente: 3 a 3.

Na prorrogação, Marta voltou a brilhar e colocou o Brasil à frente. Mas Leicy Santos empatou com uma cobrança de falta perfeita, levando a decisão para os pênaltis.

Angelina desperdiçou a primeira cobrança brasileira, mas Paví chutou para fora e deixou tudo igual. Marta, que poderia ter encerrado a disputa, parou na goleira Tapia. Na cobrança alternada, Carabalí foi para a bola, e a goleira Lorena garantiu o título com uma defesa decisiva.

Com a vitória, o Brasil reafirma sua hegemonia no futebol feminino sul-americano, conquistando o nono troféu da competição.