CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

Concurso Público Nacional Unificado aplica nova Lei de Cotas e reforça diversidade no serviço público.

Fonte: CenárioMT

Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas - Foto: Arte/EBC

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 contabilizou 252.596 inscrições para vagas reservadas por cotas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência.

Esta edição é a primeira a adotar integralmente os percentuais definidos pela nova Lei de Cotas (nº 15.142/2025), que estabelece reserva de 30% das vagas em concursos públicos: 25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. A medida também se aplica a vagas criadas durante a validade do certame.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a iniciativa fortalece a diversidade no funcionalismo público e promove maior representatividade social e territorial.

Cotistas no CNU

Entre os mais de 760 mil inscritos, 210.882 se autodeclaram negros, o que representa 27,7% do total. Na primeira edição do concurso, essa proporção era de 20%. O bloco temático com maior número de inscrições de candidatos negros foi o de regulação (51.515), seguido por administração (47.609) e seguridade social (34.351).

[Continua depois da Publicidade]

Os candidatos indígenas somam 6.657 inscrições (0,87% do total), com destaque também para o bloco de regulação, que reuniu 1.567 registros. Já as pessoas com deficiência, amparadas pela Lei nº 8.112/90, totalizam 30.053 inscritos (3,9%). O maior volume foi identificado no bloco de administração, com 7.819 inscrições.

Equilíbrio de gênero

As mulheres representam 60% das inscrições no CNU 2025. Para garantir a paridade de gênero, o edital prevê que, caso a proporção de mulheres classificadas na fase 2 fique abaixo de 50% em qualquer cargo ou modalidade de concorrência, serão incluídas candidatas até que se atinja esse equilíbrio, desde que não tenham sido eliminadas por desempenho na fase 1.

Há também previsões de atendimento especializado para candidatas gestantes e lactantes com filhos de até seis meses, além de recursos de acessibilidade, como tempo adicional de uma hora para realização das provas.

Detalhes do certame

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. As provas ocorrerão em dois dias: a primeira fase será em 5 de outubro e, para os habilitados, a segunda fase será em 7 de dezembro.

Do total de oportunidades, 3.144 são para nível superior e 508 para nível intermediário. A previsão é de convocação imediata para 2.480 vagas, com outras 1.172 previstas para preenchimento a curto prazo, após homologação dos resultados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]