A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou até o dia 6 de agosto as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras. A mudança amplia o prazo anterior, que se encerraria em 31 de julho, com o objetivo de ampliar a participação de municípios, especialmente os de menor porte.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas exclusivamente online até às 23h59 do novo prazo. Após preencher o formulário inicial, o município receberá por e-mail o link para a segunda etapa do processo.
Os interessados devem indicar sua região e a categoria correspondente ao número de habitantes: categoria A (até 10 mil), categoria B (de 10.001 a 25 mil), categoria C (de 25.001 a 50 mil) e categoria D (acima de 50 mil habitantes).
De acordo com Marcos Natanael, superintendente da Seciteci, a decisão leva em conta a dificuldade de municípios com menos infraestrutura em atender ao prazo inicial. “Queremos sensibilizá-los sobre a importância de participar e orientá-los nos procedimentos necessários”, explicou.
A prorrogação também considera o fato de que o processo de inscrição ocorre em duas fases, o que exige maior tempo de preparação dos candidatos.
As inscrições deferidas serão divulgadas no site da Seciteci em 8 de agosto. Os vencedores serão conhecidos em setembro.
A iniciativa é promovida pela Seciteci, pelo Parque Tecnológico Mato Grosso e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), com apoio de entidades do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Entre os prêmios desta edição, estão: uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (nível 03), que disponibilizará um consultor técnico por até 12 meses no município vencedor; uma imersão nacional no Smart City Week Curitiba; e uma imersão internacional no Smart City Week Barcelona, na Espanha, ambas referências em inovação urbana.
Além disso, os projetos premiados terão divulgação nacional e internacional em materiais e mídias digitais e impressas das instituições envolvidas. Na primeira edição, entre 2023 e 2024, 12 municípios de Mato Grosso foram premiados.