Preço da carne de frango segue em queda, mas melhora nas exportações impulsiona valorização do animal vivo

Fonte: CenarioMT

O preço médio da carne de frango caiu pelo terceiro mês consecutivo em julho, conforme levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar da continuidade do movimento de baixa, o recuo registrado no último mês foi o menos acentuado desde que países parceiros comerciais passaram a impor restrições à carne brasileira, após a confirmação de um foco de Influenza Aviária em uma granja de Montenegro (RS), em maio deste ano.

Ainda assim, as cotações de julho superaram, em termos reais, os valores observados no mesmo mês de 2024. Isso mostra que, mesmo com o cenário desfavorável de alguns meses atrás, o setor começa a dar sinais de recuperação.

[Continua depois da Publicidade]

No mercado do frango vivo, os preços apresentaram alta tanto na comparação com junho quanto com julho do ano passado. Segundo o Cepea, esse avanço está diretamente ligado à retomada gradual das exportações brasileiras por importantes compradores, como África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Hong Kong e Vietnã, que já suspenderam as restrições impostas anteriormente.

A reabertura desses mercados reforça as expectativas positivas para os próximos meses e indica uma possível reversão do cenário de perdas enfrentado pelos produtores desde a eclosão do surto sanitário no país.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT