Casos de vírus respiratório caem, mas alerta persiste em capitais

Relatório da Fiocruz aponta queda nos registros de VSR e Influenza A no país, mas com atenção a crianças e idosos.

Fonte: CenárioMT

Rio de Janeiro (RJ), 04/06/2025 - O Pavilhão Mourisco, mais conhecido pela população como Castelo Fiocruz. Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz
Casos de vírus respiratório caem, mas alerta persiste em capitais - Foto: Rodrigo Méxas/Fiocruz

O mais recente boletim do InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (31) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela que os casos de vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A estão em queda na maioria dos estados brasileiros. A tendência se mantém tanto no curto quanto no longo prazo, refletindo diretamente na redução de hospitalizações por essas doenças.

No entanto, a situação não é uniforme em todo o país. Estados como Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte registraram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, associados ao VSR. O Rio Grande do Sul também apresenta retomada do crescimento nos registros.

[Continua depois da Publicidade]

No cenário nacional, a predominância ainda é de queda nos casos de SRAG. Já os números graves de covid-19 seguem em baixa, segundo o boletim. Contudo, o Ceará apresentou uma elevação nos casos da síndrome.

A pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe, alerta que mesmo com a redução geral, ainda há números elevados de SRAG entre crianças e idosos. Ela reforça a importância da vacinação como forma de prevenção contra formas graves das doenças respiratórias.

[Continua depois da Publicidade]

Apenas duas capitais brasileiras estão em situação de alerta ou alto risco para SRAG nas últimas duas semanas: Campo Grande (MS) e Vitória (ES).

Nas quatro semanas epidemiológicas mais recentes, entre os casos positivos testados, 47,7% foram causados por VSR, 31% por rinovírus, 17,4% por Influenza A, 4% por Sars-CoV-2 (Covid-19) e 1,5% por Influenza B. Entre os óbitos, os percentuais foram: 57,6% Influenza A, 17,7% VSR, 15,3% rinovírus, 6,4% Sars-CoV-2 e 2,6% Influenza B.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.