Os povos indígenas de cinco territórios da região do Xingu, em Mato Grosso, irão receber 8 toneladas de polvilho doce ao longo desta semana. O alimento foi adquirido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e irá complementar a alimentação das famílias indígenas Kamayurá, Yawalapiti, Kuikuro, Nafukua e Tanguro.
A compra do polvilho pela Conab foi realizada por meio da modalidade Compra Direta, que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), como forma de apoio à produção da agricultura familiar mato-grossense. O produto é fornecido por 7 agricultores e agricultoras do município de Campo Verde. Para a aquisição das 8 toneladas do produto, a Conab destinou cerca de R$ 95 mil para a Associação dos Pequenos Produtores do Projeto de Irrigação Terra Forte II (ASSITER).
O polvilho doce é amplamente utilizado na culinária local e de alto valor nutricional e cultural. O alimento costuma ser usado em cerimônias tradicionais, como o ritual indígena Kuarup, que será realizado neste mês de agosto, celebrado pelos povos do Alto Xingu, no para homenagear os mortos e encerrar o período de luto.
Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
A modalidade Compra Direta é um instrumento do PAA que tem como objetivo a aquisição de alimentos da agricultura familiar, de forma específica e pontual, em operação aprovada pelo grupo gestor do programa, para disponibilizar alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.