Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)

Fonte: Assessoria

milho saca graos

Nos próximos dias, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará a compra de 50 mil toneladas de milho em grãos, a granel da safra 2024/2025. O produto irá abastecer os estoques governamentais voltados para o atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB).

Serão efetuados dois leilões, sendo o primeiro a ser realizado na quinta-feira (31). Nessa primeira operação está prevista a compra de 15 mil toneladas provenientes de agricultores familiares e suas cooperativas de produção, proporcionando acesso facilitado e condições mais justas para os pequenos produtores. Já na sexta-feira (01), o segundo leilão de compra será de ampla concorrência, ou seja, todos os produtores e cooperativas de milho poderão participar, inclusive agricultores familiares. Todas as operações de aquisição ocorrem pelo Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).

[Continua depois da Publicidade]

O milho a ser adquirido deverá ser entregue nos municípios de Irecê (5 mil t), na Bahia, Imperatriz (7,5 mil t), no Maranhão, Rondonópolis (3 mil t), em Mato Grosso, Uberlândia (18,5 mil t), em Minas Gerais, além de Brasília (16 mil t), no Distrito Federal.

“A escolha dos pontos de entrega do milho segue um desenho logístico pensando em posicionar o milho em unidades armazenadoras da Conab localizadas em pontos estratégicos, visando reduzir o custo de transporte e, ao mesmo tempo, reabastecer as unidades de venda da Companhia de forma a garantir aos criadores e criadoras a compra do produto na melhor janela de preços”, destaca o diretor de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos.

[Continua depois da Publicidade]

Todos os comunicados, avisos e resultados destas operações estarão disponíveis no Portal da Conab. Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas e comerciantes, cadastrados perante a Bolsa de Mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação, e registrados, na data da realização do leilão, no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), além de estarem em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e demais exigências dos editais.

O reforço nos estoques públicos de milho vendido pela Conab vai auxiliar pequenos criadores de animais em todo o país, sobretudo aqueles produtores de ovos, leites e carnes, situados em locais mais distantes dos grandes centros e das zonas de maior produção, e que utilizam o produto para a alimentação dos seus plantéis.

Estas operações de compra de milho voltadas para o abastecimento do Programa de Venda em Balcão estão autorizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Fazenda (MF), conforme a Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 21/2024.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT