Ressaca deixa cinco pinguins mortos e fecha orla do Leblon no Rio

A força do mar atingiu a orla do Rio de Janeiro, provocando estragos, fechamento de vias e a morte de cinco pinguins.

Fonte: CenárioMT

Rio de Janeiro (RJ), 30/07/2025 – Limpeza da Avenida Delfim Moreira, na orla do Leblon, após o avanço do mar em ressaca provocada pela passagem de um ciclone extratropical. Foto: Fernando Frazão/Agênc
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As fortes ondas que atingiram o litoral do Rio de Janeiro nesta semana causaram impactos significativos na orla da cidade. Equipes da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) continuam os trabalhos de remoção da areia que invadiu a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, zona sul da capital fluminense.

A ressaca, provocada por um ciclone extratropical, avançou sobre a faixa de areia e chegou a invadir garagens e canteiros de prédios localizados em uma das regiões mais valorizadas do país. A via permanece interditada nos dois sentidos para limpeza completa.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a operação de limpeza nesta quarta-feira (30), os agentes da Comlurb encontraram cinco pinguins mortos na areia: dois em Ipanema, na Praia do Arpoador, e três na Barra da Tijuca, na zona oeste. O material foi recolhido por especialistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para análise.

Os pinguins migram nesta época do ano desde o Estreito de Magalhães, na Antártida, até o litoral brasileiro, sendo comuns avistamentos nessa região durante o inverno. A ocorrência de mortes, no entanto, acende um alerta para os impactos das condições climáticas extremas na fauna marinha.

[Continua depois da Publicidade]

Por medida de segurança, os quiosques da orla do Leblon permanecem fechados. A Marinha informou que a previsão é de que as ondas, que chegaram a medir entre 2,5 e 3,5 metros, comecem a perder intensidade a partir da noite desta quinta-feira (31).

O Rio de Janeiro também registrou a temperatura mais baixa do ano, com mínima de 10ºC e máxima de 23,4ºC. Segundo o Sistema Alerta Rio, os próximos dias terão céu parcialmente nublado e ventos moderados, sem previsão de chuva. A partir de sexta-feira (1º), as temperaturas devem subir gradualmente, embora rajadas de vento mais intensas possam ocorrer.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.