Modelo integrado amplia atuação do Corpo de Bombeiros na Baixada Cuiabana

Governo de Mato Grosso adota sistema que une Samu e Bombeiros no atendimento pré-hospitalar, inspirado em Rondonópolis.

Fonte: CenárioMT

Modelo integrado amplia atuação do Corpo de Bombeiros na Baixada Cuiabana
Foto: CBMMT

O modelo de atendimento integrado entre Corpo de Bombeiros e Samu, que funciona com êxito há 15 anos em Rondonópolis, foi oficialmente implantado na região da Baixada Cuiabana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo Governo de Mato Grosso.

A partir de agora, moradores de municípios como Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães poderão solicitar atendimento pré-hospitalar diretamente pelo número de emergência 193, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Antes, o serviço era prestado exclusivamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

[Continua depois da Publicidade]

Com a nova estratégia, a resposta às emergências deve se tornar mais rápida e eficiente. A inclusão dos bombeiros nesse tipo de atendimento aumenta a capacidade de ação das equipes médicas, especialmente em ocorrências críticas.

Em Rondonópolis, onde o modelo já está consolidado, a Central de Regulação de Urgência do Samu funciona integrada ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), com estrutura compartilhada com o CBMMT. O município é considerado referência pela corporação.

[Continua depois da Publicidade]

Na capital, a medida corrige uma lacuna desde 2004, quando os bombeiros deixaram de atuar diretamente no atendimento pré-hospitalar. Agora, com a retomada, o serviço volta a ser reforçado por ambas as instituições.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.