Ministro classifica como boicote tarifa de 50% dos EUA sobre produtos do Brasil

Márcio França afirmou que a medida anunciada por Donald Trump equivale a uma proibição de vendas, especialmente para bens perecíveis.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF) 30/07/2025 O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, afirmou que a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros representa um boicote. A declaração foi feita durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro.

Segundo França, a medida anunciada por Donald Trump, ainda sem respaldo oficial em forma de decreto ou projeto de lei, inviabiliza o comércio de diversos itens. “Isso não é bem tarifa. Isso é um boicote, como ocorre com Cuba. Com 50%, você proíbe a venda”, disse o ministro.

Ele explicou que ainda não há formalização do anúncio. “É uma coisa da cabeça do Trump. Ele digitou na rede social dele e disse que vai fazer”, relatou.

O governo brasileiro, de acordo com França, acompanha os desdobramentos e já discute estratégias para minimizar os impactos, principalmente nos produtos perecíveis, mais sensíveis ao aumento de custos e à demora nos trâmites comerciais.

Entre as versões ventiladas sobre a aplicação da tarifa, a mais comentada seria uma restrição apenas para produtos que os Estados Unidos também produzem internamente.