Advogados são presos em operação que investiga rombo de R$ 21 milhões no Judiciário de Mato Grosso

Sete advogados que atuam no TJMT foram presos durante a Operação Sepulcro Caiado; investigações envolvem parentes de desembargadores, conselheiro do CNJ e promotores

Fonte: CenarioMT

Sete advogados que atuam no TJMT foram presos durante a Operação Sepulcro Caiado; investigações envolvem parentes de desembargadores, conselheiro do CNJ e promotores

Sete advogados foram presos na manhã desta quarta-feira (30) durante a deflagração da segunda fase da Operação Sepulcro Caiado, que apura um esquema de corrupção que teria causado um rombo de mais de R$ 21 milhões aos cofres públicos em Mato Grosso. Os profissionais atuavam junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), em Cuiabá.

Além dos advogados, outras quatro pessoas também foram presas, totalizando 11 detidos. A operação mira um grupo que seria formado por advogados e pessoas com vínculos diretos com membros do Judiciário mato-grossense.

[Continua depois da Publicidade]

O grupo é suspeito de envolvimento em um esquema de desvio milionário por meio de decisões judiciais manipuladas, pagamentos indevidos e favorecimentos em processos, o que comprometeu seriamente a integridade do sistema judicial do Estado.

Em nota oficial, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informou que está acompanhando os desdobramentos da operação e que irá requisitar informações formais sobre a conduta dos advogados presos. A entidade também garantiu que acionará o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para a abertura dos devidos procedimentos e adoção de eventuais medidas administrativas.

[Continua depois da Publicidade]

As investigações seguem em sigilo e são conduzidas em parceria com o Ministério Público e outros órgãos de controle. A operação foi batizada de “Sepulcro Caiado”, expressão que remete à aparência de pureza e legalidade escondendo corrupção e ilegalidades graves nos bastidores.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT