Brasil mantém diálogo com reservas com EUA antes da nova tarifa

Vice-presidente Alckmin confirmou que o governo brasileiro mantém conversas discretas com os EUA enquanto elabora plano para enfrentar nova taxação.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 21/08/2024 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participa da cerimônia de abertura do Fórum Saúde, em Brasíli
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos prevista para os próximos dias, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil está dialogando com o governo norte-americano de forma reservada. A declaração foi dada durante o lançamento do Programa Acredita Exportação.

“Nós estamos permanentemente no diálogo e quero dizer a vocês que nós estamos dialogando neste momento pelos canais institucionais e com reserva”, afirmou Alckmin, sem fornecer detalhes sobre as tratativas ou sobre o plano emergencial em andamento.

[Continua depois da Publicidade]

Ele reforçou que o plano de contingência está sendo elaborado, mas que o foco imediato permanece nas negociações diplomáticas para evitar prejuízos aos exportadores brasileiros.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia informado que o plano de socorro aos setores afetados seria apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as medidas em análise estão linhas de crédito específicas para exportadores, como forma de atenuar o impacto das novas tarifas.

[Continua depois da Publicidade]

Incentivo à exportação de pequenas empresas

Durante o mesmo evento, foi sancionado o Programa Acredita Exportação, com o objetivo de impulsionar a participação de micro e pequenas empresas no comércio internacional. A partir de 1º de agosto, data que coincide com a nova taxação dos EUA, essas empresas poderão ser ressarcidas em até 3% das receitas com vendas externas.

O ressarcimento será feito por compensação de tributos federais ou devolução direta, promovendo maior competitividade entre os pequenos negócios exportadores. Para Alckmin, a medida reforça o compromisso do governo com o multilateralismo e o fortalecimento da economia nacional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.