Mato Grosso ganha destaque no cenário turístico brasileiro, com Cuiabá sendo apontada como um dos destinos em ascensão. A informação consta na 6ª edição da Revista Tendências do Turismo 2025, divulgada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur.
Cuiabá foi o 9º destino aéreo mais reservado do Brasil para o primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que monitora a aviação comercial global. O ranking considera cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
No mercado interno, a capital mato-grossense ficou em 2º lugar entre os destinos mais procurados pelos brasileiros em 2024, atrás apenas de São Paulo. A análise é da SimilarWeb, que avalia o tráfego em plataformas de viagens. A cidade registrou crescimento de 39% nas buscas em relação ao ano anterior, o segundo maior salto percentual, atrás somente de Gramado (RS), com 46%.
No cenário internacional, Cuiabá também avança. O município ficou na 13ª posição entre os destinos brasileiros mais buscados por estrangeiros na plataforma Decolar, uma das maiores agências de viagens online da América Latina.
Segundo a secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o bom desempenho se deve a ações estratégicas da pasta. Entre elas, estão a promoção do turismo regional em feiras nacionais e internacionais, distribuição de kits de proteção para guias turísticos e organização de viagens com influenciadores e jornalistas para o Pantanal.
A gestora destacou que os dados confirmam o potencial turístico da capital e a necessidade de continuar investindo em infraestrutura, qualificação dos serviços e promoção dos atrativos locais. Cuiabá é considerada a principal porta de entrada para os três biomas do estado, com uma cultura diversificada, gastronomia singular e hospitalidade reconhecida.