Milho apresenta reação no mercado interno mesmo com queda acumulada

Com oferta limitada em algumas regiões e fretes mais caros, o milho reage no mercado nacional, embora siga em baixa no acumulado de julho.

Fonte: CenárioMT

Milho apresenta reação no mercado interno mesmo com queda acumulada
Milho apresenta reação no mercado interno mesmo com queda acumulada - Imagem: CenárioMT

O mercado interno de milho tem mostrado reação nos últimos dias, impulsionado por fatores regionais como oferta limitada e aumento dos custos logísticos. Mesmo assim, o cereal ainda acumula desvalorização em julho, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Na praça de Campinas (SP), o valor médio da saca de 60 kg foi cotado a R$ 63,74 na última sexta-feira (25), refletindo uma queda de 4,89% desde o início do mês. A retração está associada à ampla disponibilidade do produto, especialmente em regiões do Centro-Oeste, onde a colheita avança em ritmo acelerado.

Já em localidades como as do interior paulista, onde as colheitas estão mais atrasadas, a limitação na oferta tem ajudado a sustentar os preços. Além disso, o aumento no valor do frete tem sido outro fator que pressiona as cotações para cima.

Segundo o Cepea, o cenário ainda é de cautela. As expectativas positivas para as safras do Brasil e do exterior fazem com que muitos compradores mantenham os estoques abastecidos e optem por esperar o avanço da colheita no próximo mês, quando esperam adquirir o grão por valores mais baixos.

Em estados como Mato Grosso, a intensidade da colheita colabora para a maior oferta, o que influencia diretamente na formação dos preços nas principais praças produtoras.