Capacitação fortalece atuação de servidores no Sistema Penitenciário de Mato Grosso

Mais de 460 profissionais do Sistema Penitenciário passaram por treinamentos no primeiro semestre, incluindo curso para uso de pistolas Glock.

Fonte: CenárioMT

Capacitação fortalece atuação de servidores no Sistema Penitenciário
Capacitação fortalece atuação de servidores no Sistema Penitenciário - Foto: SEJUS

A Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso capacitou 461 servidores do Sistema Penitenciário no primeiro semestre deste ano, com foco em aprimorar práticas operacionais e administrativas. As ações envolveram policiais penais e profissionais de nível superior.

Coordenadas pela Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento do Servidor Penitenciário (CEASP), as formações incluíram oito cursos, entre eles o Curso de Formação Inicial, obrigatório para a atuação no sistema. A atual turma, 12ª em andamento, conta com 37 policiais penais que estudam temas como direito penal, gestão de pessoas, armamento e atendimento pré-hospitalar.

Outros treinamentos trataram do uso do sistema estadual de gestão de documentos, registro de ocorrências, operação de escâner corporal e capacitação de nutricionistas dos sistemas Penitenciário e Socioeducativo. Também foi ministrado curso de ambientação com pistolas Glock, armamento recentemente adquirido.

O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou a importância da qualificação contínua para garantir eficiência e atualização dos procedimentos no setor. Ele reforçou que o investimento em conhecimento é aliado à adoção de novas tecnologias e armamentos.

Em julho, começou a entrega de 1.950 pistolas Glock, totalizando R$ 3,82 milhões em investimentos, destinadas a todos os policiais penais da ativa. Para receber o novo armamento, é obrigatório passar pela capacitação específica sobre sua operação e manuseio seguro.

As primeiras unidades a receberem as pistolas foram Alta Floresta, Colíder e Peixoto de Azevedo. Nesta semana, o curso foi estendido às unidades de Paranatinga, Primavera do Leste e Jaciara, segundo informou o coordenador Rildo Pereira.