Após conquistar de forma invicta o título pan-americano de Wrestling sub-17, o jovem de Mato Grosso Raphael Rodrigues Duarte está pronto para um novo desafio internacional: o Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho, na Grécia.
Com apenas 16 anos, Raphael compete na categoria até 110kg do estilo greco-romano. Sua campanha no Pan-Americano, realizado em junho em Niterói (RJ), teve quatro lutas e quatro vitórias. “Me preparei intensamente para essa competição e consegui alcançar meu objetivo dentro de casa, no Brasil”, comentou o atleta.
Contemplado com a Bolsa Atleta Internacional do projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ele é considerado uma das principais promessas do wrestling brasileiro. Além dele, outros cinco atletas representarão o Brasil no Mundial, sendo três no estilo greco-romano e duas no wrestling feminino.
Antes de embarcar para a Grécia, Raphael participou de um circuito internacional de treinamento na Sérvia e na Hungria, entre os dias 13 e 26 de julho. O objetivo foi intensificar a preparação física e técnica dos atletas que se destacaram na temporada.
A comissão técnica brasileira também conta com uma representante de Mato Grosso: a treinadora Luzia Fernandes, responsável pela formação esportiva de Raphael e de outros talentos do projeto Olimpus MT.
Conhecido como Marruá, Raphael acumula conquistas expressivas: campeão sul-americano, vice-campeão pan-americano em 2024 e campeão mundial escolar em 2023. Atualmente, integra a seleção permanente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).
“O projeto Olimpus tem sido fundamental na minha trajetória. Agradeço o apoio da Secel, do meu clube e do Governo de Mato Grosso, que acreditam no esporte e em seus atletas”, destacou Raphael Duarte.