As obras do Mato Grosso no Complexo Viário do Jardim Leblon seguem em ritmo acelerado com três frentes simultâneas de atuação. Um dos principais avanços foi a liberação da alça de acesso à Avenida Miguel Sutil, ao lado de uma concessionária de veículos, graças à finalização do muro de contenção que sustenta o aterro necessário para o alargamento do viaduto.
Agora, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) executa a construção de um pequeno elevado que possibilitará a abertura da terceira faixa de tráfego do outro lado da via. A estrutura principal já está concluída e os trabalhos se concentram nos acabamentos e na edificação do novo muro de contenção da pista de acesso.
Essas intervenções têm como finalidade otimizar o fluxo de veículos na Trincheira Jurumirim, permitindo acesso direto à Avenida do CPA, sem a necessidade de percorrer as rotatórias superiores. Com a conclusão, será possível transitar sob o novo elevado e seguir diretamente pela Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Para os motoristas que permanecerem na parte superior, haverá uma nova alça conectada a uma faixa adicional no viaduto, facilitando o trajeto pela Miguel Sutil.
Outro ponto de trabalho ocorre em frente ao Todimo Lar Center, onde uma nova passagem de nível subterrânea está sendo construída. Essa estrutura substituirá a antiga, atualmente em processo de demolição, e permitirá o retorno por baixo da Avenida Miguel Sutil. Durante essa fase, o trânsito na região opera em meia pista.
A nova passagem impactará também o tráfego da Avenida do CPA, uma vez que o retorno hoje existente em frente ao Hotel Taiamã será desativado, dando lugar à nova conexão subterrânea.
Na terceira frente, prossegue a escavação da trincheira na rotatória da Rua Boa Vista, acesso ao bairro Jardim Leblon. A obra eliminará o semáforo existente, permitindo a travessia subterrânea no sentido Coxipó–Rodoviária.
Durante o andamento das obras, bloqueios temporários com sinalização de rotas alternativas foram implantados. Para mitigar os impactos, a Sinfra-MT firmou uma parceria com o aplicativo Waze, que orienta os motoristas em tempo real com informações sobre interdições e desvios.
Com investimento total de R$ 105 milhões, o Complexo Viário do Jardim Leblon é uma das principais intervenções de mobilidade urbana em execução no estado.