Em uma partida tensa disputada em Guayaquil, no Equador, a seleção brasileira feminina garantiu o primeiro lugar do grupo B da Copa América ao empatar com a Colômbia por 0 a 0, nesta sexta-feira (25). Mesmo jogando com uma atleta a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo, o Brasil assegurou a liderança e vai enfrentar o Uruguai na semifinal.
Com três vitórias anteriores, o técnico Arthur Elias escalou uma equipe com mudanças estratégicas para o confronto decisivo. Ambas as seleções chegaram invictas à última rodada da fase de grupos, restando apenas definir a ordem de classificação.
O panorama do jogo mudou quando a goleira Lorena foi expulsa após cortar a bola com o braço fora da área, obrigando o Brasil a jogar com dez. A Colômbia pressionou na primeira etapa, buscando o gol que garantiria a liderança do grupo.
No segundo tempo, a equipe brasileira conseguiu se reorganizar defensivamente e até criou algumas chances. Yasmim teve a melhor oportunidade, mas optou por cruzar em vez de finalizar. O placar, no entanto, permaneceu inalterado.
Com o empate, o Brasil terminou a fase de grupos com 10 pontos, seguido pela Colômbia, que somou oito. A seleção volta a campo na próxima terça-feira, em Quito, às 21h (horário de Brasília), para enfrentar o Uruguai. Do outro lado da chave, a Colômbia encara a Argentina, também em Quito, na segunda-feira (28). A final está marcada para sábado, 2 de agosto.