O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu nesta sexta-feira (25) uma importante doação de 120 kits educacionais do programa MT Mais Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Esses materiais, focados na alfabetização de jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade educacional, serão um reforço para o SoleTRE, iniciativa da própria Justiça Eleitoral voltada ao mesmo público.
A entrega contou com a presença da desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do TRE-MT, que recebeu os kits da professora Joana Oliveira, autora dos livros e integrante da comitiva do MT Mais Muxirum. A doação simboliza uma parceria estratégica entre a Justiça Eleitoral e o Governo do Estado.
Os kits incluem 50 conjuntos escolares para alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), com cadernos, lápis de cor e outros itens, além de 70 kits pedagógicos contendo livros de Língua Portuguesa e Matemática.
A presidente do TRE-MT elogiou a iniciativa, destacando a importância da linguagem acessível dos materiais, especialmente para o público mais velho. “A gente percebe o capricho e o cuidado do programa no kit pedagógico, que traz uma linguagem muito acessível, um tratamento especial, adaptado para quem tem mais idade e, por alguma razão, teve que abandonar a escola. Isso demonstra amorosidade, respeito e acolhimento. É um projeto social de grande importância e alcance”, ressaltou a magistrada.
A professora Joana Oliveira explicou que o MT Mais Muxirum faz parte da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem como meta alfabetizar mais de 17 mil pessoas acima de 15 anos em 2025. Com aulas iniciadas em maio e adesão dos 142 municípios do estado, o programa tem sido “muito gratificante” ao ver pessoas de 50 ou 70 anos aprendendo a ler e escrever.
A próxima etapa da parceria entre TRE-MT e Seduc será em 7 de agosto, com a capacitação de servidores do TRE-MT que atuam como professores voluntários no programa SoleTRE. Desde sua primeira edição em 2019, o SoleTRE já alfabetizou 169 pessoas, promovendo cidadania e inclusão social por meio do serviço voluntário. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras na Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), em Cuiabá.
A desembargadora Serly Marcondes Alves também aproveitou para destacar outra parceria relevante: o projeto TRE-PCD, desenvolvido com o apoio da Fecomércio-MT. Voltado para jovens e adultos com deficiência (PCDs), o projeto oferece aulas de Microinformática Básica, com o objetivo de qualificar e aumentar as chances de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
O TRE-PCD conta com uma turma atual de 12 alunos, que aprendem sobre sistema operacional Windows, programas como MS Word, MS Excel, MS PowerPoint, Outlook e até noções de Inteligência Artificial. O TRE-MT oferece a infraestrutura e a triagem dos alunos, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT) contribui com a seleção dos participantes, computadores portáteis, professores e material didático inclusivo.