A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (25) a Operação Extractus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas em Mato Grosso.
A ação ocorre simultaneamente nas cidades de Cuiabá e Cáceres, com o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens avaliados em aproximadamente R$ 15 milhões.
Cerca de 20 policiais federais participam da operação, que foi autorizada pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá/MT. A ação segue diretrizes de enfrentamento à criminalidade organizada, com foco na descapitalização dos grupos criminosos e prisão de lideranças com alto valor estratégico.
De acordo com as investigações, o esquema envolvia narcotraficantes de várias regiões do Brasil, que transferiam quantias milionárias a intermediários. Esses, por sua vez, operavam mecanismos sofisticados de lavagem de dinheiro, ocultando a origem ilícita dos recursos e simulando transações legais para permitir sua livre movimentação.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a até 18 anos de reclusão.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e aprofundar a análise patrimonial do grupo criminoso.