Asteroide gigante se aproxima da terra na segunda, mas NASA garante: Sem Perigo

Fonte: CenárioMT

Asteroide do Tamanho de um Avião Passa Perto da Terra
Asteroide do Tamanho de um Avião Passa Perto da Terra

Corpo celeste de grande porte se aproxima em alta velocidade, mas NASA garante: não há risco

Na próxima segunda-feira, 28 de julho, um asteroide com dimensões comparáveis ao tamanho de um avião vai se aproximar da Terra. Trata-se do 2025 OW, um objeto espacial com aproximadamente 64 metros de comprimento — equivalente ao tamanho de um avião comercial. Apesar das manchetes alarmantes que podem surgir, especialistas da NASA reforçam que não há motivo para preocupação. Esse tipo de evento é mais frequente do que se imagina e faz parte da movimentação natural do sistema solar.

Trajetória segura e evento monitorado

O 2025 OW atingirá sua menor distância da Terra a cerca de 632.500 quilômetros, o que representa aproximadamente 1,6 vez a distância média entre a Terra e a Lua. A velocidade estimada de aproximação é de quase 75.500 km/h. Segundo Ian J. O’Neill, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, trata-se de um evento “comum e rotineiro”. Ele afirma que, caso houvesse qualquer indício de risco, a agência emitiria alertas através de seus canais de defesa planetária.

Davide Farnocchia, pesquisador do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, reforça que aproximações como essa são monitoradas constantemente. Sua equipe acompanha diversos asteroides semanalmente, e pelo menos cinco estão em observação só nesta semana. Ainda que o 2025 OW seja relevante do ponto de vista científico, sua órbita está bem determinada: “Sabemos exatamente onde ele estará agora e nas próximas décadas”, afirmou O’Neill.

Visibilidade e próximos eventos

Infelizmente, para quem esperava observar o asteroide, o 2025 OW não será visível nem mesmo com binóculos. Contudo, Farnocchia indica um evento muito mais interessante previsto para 2029: a passagem do asteroide Apophis. Com cerca de 340 metros de comprimento, ele chegará a apenas 38.000 quilômetros da Terra — uma distância inferior à de satélites geoestacionários — e será visível a olho nu, proporcionando um raro espetáculo astronômico.

Enquanto isso, é bom lembrar que a Terra é atingida diariamente por cerca de 100 toneladas de material espacial, na maioria das vezes poeira inofensiva. Um impacto de um objeto com o tamanho do 2025 OW, segundo estimativas, ocorre em média apenas uma vez a cada 10 mil anos.