A atividade sísmica em Mato Grosso tem sido mais notável nos últimos meses. Pela segunda vez em apenas três meses, um tremor de terra foi registrado no estado.
O evento mais recente, de magnitude 2.2 na Escala Richter, ocorreu em Poxoréu (259 km de Cuiabá) nesta terça-feira (22).
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores de baixa intensidade como este são relativamente comuns no país e, em geral, não são sentidos pela população, como é o caso deste último.
O abalo sísmico em Poxoréu foi detectado às 3h42 (horário de Brasília) e seu epicentro localizado próximo ao município. Até o momento, não houve relatos de que o tremor tenha sido percebido pelos moradores.
Uma sequência de registros sísmicos em 2025
Este tremor em Poxoréu segue outro ocorrido recentemente, em 17 de abril, no município de Dom Aquino (172 km de Cuiabá), que registrou magnitude de 2.3 na Escala Richter.
No início do ano, em março, Mato Grosso já havia experienciado um tremor de média intensidade em Poconé (104 km de Cuiabá), que marcou 4.5 na Escala Richter.
Os registros são monitorados e analisados por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), que é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e conta com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), com análise pelo Centro de Sismologia da USP.