TRE-MT e OAB-MT fortalecem parceria em prol da democracia e transparência eleitoral

As instituições estabeleceram que a programação dessas iniciativas deverá estar pronta até 30 de agosto deste ano.

Fonte: CENÁRIOMT

TRE-MT e OAB-MT fortalecem parceria em prol da democracia e transparência eleitoral

Em um movimento estratégico para consolidar a transparência e aprimorar os mecanismos de atuação para as eleições municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reforçou sua parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Entre os assuntos tratados nesta segunda-feira (21.07), está a realização de um seminário sobre Prestação de Contas. O objetivo é claro: “conscientizar, antecipar eventuais problemas para as eleições que se aproximam”, destacou a presidente do TRE, desembargadora Serly Marcondes Alves.

“Fiquei muito feliz em receber aqui a OAB, sua presidente e os advogados que representam todo o setor eleitoral, que são nossos parceiros de longa data, que fazem um grande trabalho. Vamos seguir trabalhando pela formação de um quadro de advogados especializados em Direito Eleitoral”, enfatizou a presidente.

A Presidente da OAB-MT, Giselle Cardoso, classificou a reunião como “muito produtiva”, e que a expectativa é que este seminário aconteça já neste segundo semestre de 2025, evitando que partidos políticos tenham suas contas suspensas no período que antecede as convenções partidárias.

[Continua depois da Publicidade]

Além do seminário sobre prestação de contas, a agenda de colaboração entre o TRE-MT e a OAB-MT abrangeu outros projetos significativos. Um deles é o Congresso Estadual da OAB, previsto para ocorrer de 24 a 27 de março de 2026. Para este evento de grande porte, a OAB-MT busca o apoio do TRE-MT, com a intenção de firmar uma parceria antecipada com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE). A proposta é que servidores da Justiça Eleitoral atuem como palestrantes, via EJE, contribuindo com a expertise do Tribunal para a formação e atualização dos advogados.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a ampliação da presença das duas instituições no interior do estado. Nesse sentido, o projeto Ponto de Inclusão Digital (PID) da OAB-MT, que já opera em mais de 130 localidades, foi colocado à disposição para fortalecer a inclusão digital e aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos. “Colocar a nossa estrutura, colocar a OAB Mato Grosso à disposição para que consigamos avançar sempre na busca daqueles que são nossos principais objetivos: cidadania, democracia. A OAB será sempre uma grande parceira”, afirmou Giselle Cardoso.

[Continua depois da Publicidade]

A Desembargadora Serly Marcondes Alves reiterou a importância de renovar o termo de cooperação técnica entre o TRE-MT e a OAB-MT, considerado essencial para formalizar e intensificar as ações conjuntas. A presidente do TRE-MT salientou o papel estratégico da OAB na “construção de uma comunicação eficiente com as escolas, com as crianças, com os jovens, com os jovens eleitores, com a população em geral, e também com os idosos e também com os PCDs e todas as outras sociedades que são muito importantes dentro da nossa formação cultural.”

As instituições estabeleceram que a programação dessas iniciativas deverá estar pronta até 30 de agosto deste ano. Além disso, foi discutida a possibilidade de compartilhamento de cursos entre o TRE-MT e a OAB-MT, fortalecendo a capacitação mútua e a disseminação de conhecimento.

A parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso é vista como um pilar fundamental para assegurar a integridade e a acessibilidade do processo eleitoral, garantindo que a democracia seja exercida em sua plenitude no estado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.