Série documental retrata transformação ambiental do Rio Pinheiros

Produção da TV Brasil destaca os esforços de revitalização do Rio Pinheiros e estreia neste domingo com relatos de moradores e especialistas.

Fonte: CenárioMT

Série documental retrata transformação ambiental do Rio Pinheiros
Série documental retrata transformação ambiental do Rio Pinheiros - Foto: Foto TV Brasil

A série documental Vozes do Rio Pinheiros estreia neste domingo (20), às 18h30, na TV Brasil. Com três episódios de 26 minutos, a produção inédita explora a história e os impactos das ações de revitalização de um dos rios mais simbólicos de São Paulo.

Com abordagem sensível e informativa, o programa traz depoimentos de moradores, especialistas, ciclistas, fotógrafos e cientistas que compartilham suas vivências com o Rio Pinheiros. A série destaca como a recuperação das águas tem transformado a paisagem urbana, resgatado a fauna e reaproximado a cidade de seu patrimônio natural.

[Continua depois da Publicidade]

O episódio de estreia apresenta memórias afetivas, mudanças urbanas e o papel ecológico do rio na melhoria do clima e da saúde da população. Os entrevistados incluem a jornalista Renata Falzoni, a fotógrafa Lila Leite, o professor Tércio Ambrizzi e Malu Ribeiro, da Fundação Mata Atlântica.

Com foco na sustentabilidade, o segundo episódio aborda os desafios técnicos da despoluição, como coleta e tratamento de esgoto, e sua influência direta na qualidade de vida. Já o último capítulo analisa os impactos da revitalização para o futuro da cidade, destacando benefícios como geração de energia limpa, engajamento social e valorização urbana.

[Continua depois da Publicidade]

A série também resgata a história do crescimento desordenado da capital, a construção da Marginal Pinheiros e os danos ambientais causados pela urbanização. A produção reforça a importância da educação ambiental e da infraestrutura como pilares para uma cidade mais sustentável.

Realizada pela Produtora Brasileira de Arte e Cultura, a série tem direção geral de Pedro Saad e direção de Luciano Oreggia. O conteúdo está disponível também no aplicativo TV Brasil Play.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.