Danças tradicionais animam Festança de Vila Bela com expressão cultural africana

A Festança de Vila Bela apresenta neste domingo e segunda-feira as Danças do Congo e do Chorado, manifestações que unem fé e ancestralidade.

Fonte: CenárioMT

Danças tradicionais animam Festança de Vila Bela com expressão cultural africana
Danças tradicionais animam Festança de Vila Bela com expressão cultural africana - Foto: SECEL

Mato Grosso celebra mais uma edição da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade com destaque para duas das mais emblemáticas manifestações culturais do evento: as Danças do Congo e do Chorado. As apresentações acontecem no domingo (20) e segunda-feira (21), reafirmando a força das tradições de matriz africana na região.

Com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secel, a programação teve início em 16 de julho e segue até o dia 28, reunindo cortejos, rezas cantadas e cerimônias que celebram o Glorioso São Benedito, além de outras homenagens religiosas.

A Dança do Congo será apresentada no domingo a partir das 18h30, durante cortejo pelas ruas da cidade. Já na segunda, os congadeiros iniciam uma nova procissão às 5h, com encerramento previsto para as 10h, ao lado do Ginásio Melânio de Assunção. A encenação narra a disputa entre dois reinados africanos, envolvendo música, dança e símbolos religiosos.

No mesmo dia, pela manhã, será realizada a Dança do Chorado, marcada pela performance de mulheres que equilibram garrafas de bebida na cabeça. A coreografia remonta aos tempos do período escravocrata, representando um ritual usado para proteger homens negros de punições.

Além das danças, o público pode acompanhar as tradicionais rezas cantadas nas residências dos festeiros — rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes — que compõem as quatro homenagens religiosas centrais da Festança.

Realizado pela Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela, o evento tem apoio da prefeitura local, da Assembleia Legislativa e é considerado um dos principais símbolos da cultura afro-brasileira no estado.