Mato Grosso entregou nesta segunda-feira (21), por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a nova Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê, localizada na aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína. A solenidade contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes e do secretário estadual de Educação, Alan Porto.
Com investimento de R$ 7 milhões, a escola foi projetada para oferecer estrutura adequada e ensino de qualidade aos povos indígenas da região. São 12 salas de aula, duas salas de múltiplo uso, refeitório e playground, com capacidade para atender até 1.440 estudantes. Atualmente, a unidade educacional conta com 627 alunos, 33 professores, um secretário, dois técnicos, dois coordenadores e um diretor.
Gerida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Juína, a escola tem como diretriz o ensino bilíngue e intercultural, respeitando as tradições e a língua do povo Enawenê-Nawê. A proposta pedagógica contempla o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O povo Enawenê-Nawê, que habita a região, pertence à etnia aruaque e é considerado de contato recente com a sociedade não indígena, tendo seu primeiro registro de interação datado de 1974.
Serviço:
Inauguração da Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê
Local: Aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, Juína
Data: Segunda-feira (21/07)
Horário: 9h30