Contribuintes devem acessar DTe para evitar perda de prazos legais

Secretaria de Fazenda alerta sobre a obrigatoriedade do uso do sistema DTe e os prazos para ciência de notificações fiscais.

Fonte: CenárioMT

Contribuintes devem acessar DTe para evitar perda de prazos legais
Contribuintes devem acessar DTe para evitar perda de prazos legais - Foto: SEFAZ

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) reforça a necessidade de acesso regular ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTe), plataforma oficial utilizada para envio de notificações, intimações e demais atos administrativos por parte do Fisco estadual.

O prazo legal para ciência das mensagens enviadas pelo DTe é de 10 dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após o envio. Caso o contribuinte não acesse o sistema dentro desse período, as comunicações são automaticamente consideradas lidas e recebidas.

[Continua depois da Publicidade]

A Sefaz destaca que o uso do DTe é obrigatório para todas as empresas com inscrição estadual ativa no Cadastro de Contribuintes do Estado. A exceção vale apenas para Microempreendedores Individuais (MEI), produtores rurais pessoa física e demais contribuintes, pessoa física ou jurídica, sem inscrição estadual, cuja adesão ao sistema é facultativa e pode ser feita voluntariamente.

O acesso ao DTe deve ser feito por meio do site oficial da Sefaz, com o uso de certificado digital, conforme o perfil do contribuinte ou de seu representante legal.

[Continua depois da Publicidade]

O não acompanhamento do DTe pode acarretar o descumprimento de obrigações tributárias, além de eventuais sanções. A orientação é que os contribuintes utilizem regularmente o sistema e, em caso de dúvidas, entrem em contato com os canais de atendimento disponíveis na opção “Fale Conosco” do portal da Sefaz.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.