Durante o Fórum do Setor Produtivo na 57ª Expoagro, autoridades e representantes de agências de desenvolvimento compartilharam experiências para estimular a economia local. A palestra sobre a importância da promoção de investimentos reuniu exemplos de Minas Gerais e Mato Grosso, destacando parcerias com o setor produtivo para criar um ambiente de negócios mais atrativo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso explicou como surgiu a Invest MT, inspirada em modelos como a Invest Minas. A agência, liderada majoritariamente pela iniciativa privada, visa captar novos negócios e garantir segurança jurídica, com medidas como automatização de incentivos fiscais e políticas isonômicas. Entre os projetos estratégicos estão a Zona de Processamento de Exportação em Cáceres, a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon e o MT Garante, fundo voltado para pequenos empreendedores sem avalista.
Em Minas Gerais, o CEO da Invest Minas apresentou resultados da reestruturação local, com destaque para a criação de um balcão único para investidores. O modelo mineiro atraiu mais de R$ 500 bilhões em aportes, gerou 1 milhão de empregos formais e aumentou a participação do Estado no PIB nacional. Um dos focos atuais é a mineração para transição energética, com investimentos em lítio no Vale do Jequitinhonha.
Já o presidente da Invest MT detalhou a agenda internacional para o segundo semestre, incluindo eventos no Brasil, Bolívia, Peru e China. A participação na China International Import Expo, em Xangai, terá um estande para promover oportunidades aos municípios. Além disso, há negociações para criar uma nova rota aérea entre Mato Grosso e Bolívia, visando melhorar a logística de exportação. Ele destacou ser fundamental que as cidades conheçam seus dados e áreas com potencial de crescimento para atrair investidores de forma efetiva.