O governo brasileiro anunciou a disponibilização de vistos eletrônicos gratuitos para estrangeiros que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, de 6 a 21 de novembro. As normas foram publicadas nesta segunda-feira (14), detalhando que o documento permitirá múltiplas entradas no país até o fim de 2025, com permanência máxima de 90 dias sem prorrogação.
O visto será concedido a estrangeiros dos países membros da Convenção do Clima da ONU e apátridas devidamente credenciados no evento. Familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não terão direito ao benefício. Para solicitar, será usada uma plataforma eletrônica criada pelo Itamaraty.
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), mais de 40 mil pessoas são esperadas na conferência, incluindo 7 mil integrantes de delegações e equipes da ONU. Para atender a demanda, companhias aéreas ampliarão a oferta de voos, especialmente para a Região Norte, com previsão de 46 mil passagens adicionais em novembro, um aumento de 23% em relação ao ano passado. Já os voos internacionais devem crescer 44% no período.
Além do transporte aéreo, a cidade se prepara para receber visitantes por via marítima. O Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, passa por obras de requalificação para abrigar dois navios de cruzeiro com capacidade para 6 mil leitos, funcionando como hotéis flutuantes durante o evento. A construção de um píer de mais de 700 metros deve ser concluída em outubro, viabilizando o recebimento de rotas regulares de turismo no futuro.