Petrobras nomeia nova diretora para transição energética e reforça liderança feminina

A Petrobras anunciou Angélica Laureano como diretora de Transição Energética e Sustentabilidade, ampliando a presença feminina em sua alta gestão.

Fonte: CenárioMT

Petrobras nomeia nova diretora para transição energética e reforça liderança feminina
Foto: Arquivo/Agência Brasil

A engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano foi eleita pelo Conselho de Administração como a nova diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras. Com a nomeação, a estatal passa a ter cinco mulheres em sua diretoria de nove integrantes, incluindo a presidente Magda Chambriard. É a primeira vez que a alta administração da empresa tem mais mulheres do que homens, reforçando o compromisso com diversidade e equidade de gênero.

Segundo a Petrobras, essa composição evidencia sua posição de vanguarda no mercado brasileiro. Dados do estudo Mulheres em Ações, divulgado pela B3 em setembro de 2024, mostram que apenas 6% das 359 empresas listadas na bolsa possuem três ou mais mulheres em cargos de diretoria estatutária. Em 59% delas, não há representação feminina.

[Continua depois da Publicidade]

Magda Chambriard destacou o esforço da empresa para ampliar a participação feminina em todas as áreas: “Acreditamos que a diversidade torna o ambiente mais saudável e produtivo, e queremos inspirar outras mulheres a buscarem posições de liderança”, afirmou.

A diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade foi criada em abril de 2023 para consolidar as iniciativas da companhia em descarbonização, mudanças climáticas, gás, energia e fontes renováveis. “Seguiremos investindo em descarbonização, combustíveis sustentáveis e diversificação de fontes renováveis, com meta de zerar as emissões operacionais até 2050”, declarou Angélica Laureano em nota.

[Continua depois da Publicidade]

Com longa trajetória na Petrobras, Angélica já atuou em áreas como Materiais, Abastecimento, Gás e Energia, além de presidir a Gaspetro. Após se aposentar, trabalhou como consultora em projetos de gás natural e, mais recentemente, presidiu a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil SA.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.