O edital Cinemotion de Produção Audiovisual, lançado pela Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, tornou possível a inédita presença de uma produção local na competição oficial do Festival de Cinema de Gramado. “Cinco Tipos de Medo”, dirigido pelo cuiabano Bruno Bini, está entre os seis filmes brasileiros selecionados para disputar o troféu Kikito, consagrado símbolo do evento.
Selecionado entre mais de 140 inscritos, o longa é considerado um marco para o audiovisual mato-grossense. Protagonizado por Bella Campos, o enredo conecta as vidas de cinco pessoas em rota trágica e inevitável. O elenco conta ainda com João Vitor Silva, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rui Ricardo Diaz, Rejane Faria e Xamã. A produção é assinada pela Plano B Filmes com coprodução da Druzina Content.
Inspirado em fatos reais, o roteiro revisita a violência no Jardim Novo Colorado, periferia de Cuiabá em 2007, quando moradores pagaram a fiança de um traficante local para manter a segurança comunitária. As filmagens ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025.
O Festival de Cinema de Gramado, criado em 1973, é o mais longevo do país e ganhou projeção internacional em 1992 ao incluir produções ibero-americanas em sua programação. O edital estadual, financiado com R$ 16 milhões, prevê ainda o apoio a outros três longas de ficção, um documentário, uma animação e quatro minisséries.
Além de “Cinco Tipos de Medo”, as produções ficcionais contempladas incluem “Ensaio Sobre a Verdade”, “Mãe Bonifácia” e “O menino que carregava água na peneira”.