Inep estende prazo para envio da matrícula inicial do Censo Escolar

O prazo para envio dos dados escolares foi prorrogado para 06 de agosto, garantindo mais tempo para ajustes no Educacenso.

Fonte: CenárioMT

Inep estende prazo para envio da matrícula inicial do Censo Escolar
Inep estende prazo para envio da matrícula inicial do Censo Escolar - Foto: SEDUC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo para que as escolas de todo o país enviem os dados da Matrícula Inicial do Censo Escolar 2025. Antes marcado para 31 de julho, o novo limite agora é 06 de agosto, conforme a Portaria MEC nº 450/2025.

A Secretaria de Estado de Educação de MT reforça a necessidade de atenção ao calendário de migração, etapa em que os dados escolares são transferidos do sistema estadual para o Educacenso. Após a migração, é fundamental revisar as informações para garantir a precisão dos registros.

De acordo com a Seduc, essas informações são essenciais para compor as estatísticas educacionais e assegurar a participação correta dos estudantes em avaliações como o Saeb. A secretaria também tem oferecido suporte técnico às unidades escolares para viabilizar o cumprimento das etapas com segurança e qualidade.

Os dados coletados ajudarão a identificar os alunos que participarão do Saeb 2025, conforme definido pela Portaria MEC nº 435/2025. Entre as mudanças do Censo Escolar deste ano está a obrigatoriedade de declarar a etnia dos povos indígenas e a inclusão de informações sobre transtornos que afetam a aprendizagem, como dislexia, disortografia, disgrafia, dislalia, discalculia, TDAH e Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Até 2024, eram informadas apenas deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.

Além disso, o layout do Educacenso foi totalmente reformulado para facilitar o acesso. Para apoiar os gestores escolares, a Seduc disponibilizou uma série de conteúdos explicativos no CensoCast, disponível em seu canal no YouTube. Mais detalhes sobre o Censo Escolar 2025 podem ser conferidos no site oficial do Inep.