Onça passeia tranquila e surpreende funcionários em fazenda de MT

Funcionários gravaram o momento em que a onça-pintada surgiu entre as plantações, em Campo Verde; apesar do susto, ninguém se feriu — e a rainha da floresta seguiu seu caminho sem pressa

Fonte: CenarioMT

Funcionários gravaram o momento em que a onça-pintada surgiu entre as plantações, em Campo Verde; apesar do susto, ninguém se feriu — e a rainha da floresta seguiu seu caminho sem pressa

Foi um daqueles encontros que o coração acelera, mas a memória guarda para sempre! Funcionários de uma fazenda localizada entre os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste, em Mato Grosso, viveram uma experiência digna de documentário do Mundo Animal. Enquanto realizavam atividades rotineiras na lavoura, uma visitante nada comum resolveu aparecer: uma onça-pintada desfilando com toda sua majestade entre as plantações.

O momento de tensão — e também de pura admiração — foi registrado em vídeo pelos trabalhadores, que estavam dentro de um veículo e decidiram não se arriscar. A felina, por sua vez, parecia alheia à presença humana, caminhando com tranquilidade, como se estivesse apenas fazendo seu “tour” matinal pelo território.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A onça seguiu seu caminho calmamente, sem demonstrar qualquer sinal de ameaça, deixando apenas pegadas e uma história pra lá de selvagem para contar.

Rainha do Cerrado! Onça-pintada dá “oi” para funcionários no meio da lavoura em MT

[Continua depois da Publicidade]

A rainha da floresta em seu reinado

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e símbolo da biodiversidade brasileira. Encontros como esse, embora raros, servem de alerta e aprendizado: estamos inseridos em um ecossistema riquíssimo, onde a convivência respeitosa com a fauna é essencial.

A região onde ocorreu o flagrante está dentro do bioma Cerrado, uma área de transição com o Pantanal e a Amazônia, habitat natural da espécie. A presença do animal indica que ainda existem áreas preservadas e que o convívio com a fauna silvestre é uma realidade para muitos trabalhadores rurais.

Três onças devoram caseiro no MS: Será que pegaram a onça certa?
Foto: reprodução (@Lucas Morgado)

Fica a lição: a natureza não pede licença — ela apenas aparece. E, quando isso acontece, o melhor é observar, respeitar e, claro, registrar!

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT