A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Bem-Estar Animal (BEA), vai realizar um mutirão de castração para 40 animais no próximo dia 26 de julho.
A ação, uma parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet/UFMT), visa inicialmente atender animais que estão sob os cuidados de ONGs de proteção animal na capital. Trata-se de um projeto-piloto com a intenção de expandir o serviço para a população em geral no futuro.
As tratativas para o mutirão foram finalizadas esta semana, durante um encontro de alinhamento de ações no Hovet. “Tivemos uma reunião muito produtiva com o diretor do Hospital Veterinário da UFMT, Dr. Kledir A. H. Spohr, que resultou nessa grande conquista para Cuiabá, que é o nosso primeiro mutirão de castração oficialmente confirmado”, celebrou Morgana Thereza Ens, diretora da BEA. Ela destacou a importância de começar pelas ONGs, que já realizam um “trabalho essencial de acolhimento e cuidado com nossos animais resgatados”.
Foco em machos de pequeno porte para maior impacto
O mutirão focará na castração de machos de pequeno porte. A escolha se baseia no impacto que um único macho pode ter na natalidade animal, gerando dezenas de ninhadas. “Castrando esses animais, conseguiremos reduzir a agressividade, controlar a natalidade e evitar fugas atrás de fêmeas que estão no ciclo reprodutivo”, explicou Morgana Ens.
Além do controle populacional, a diretora ressaltou que a cirurgia em machos é mais simples, rápida e com recuperação mais tranquila, o que permite alcançar um maior número de animais de forma segura e eficiente. “O papel da Bem-Estar Animal é dar o suporte que essas instituições precisam para continuar cuidando da nossa cidade em parceria com o poder público”, frisou.
Na próxima semana, as ONGs parceiras serão contatadas para a seleção dos animais, coleta de exames, triagem e todos os preparativos necessários para garantir o êxito dos procedimentos.
Este mutirão é o primeiro passo de uma série de iniciativas planejadas. A Prefeitura de Cuiabá, a Bem-Estar Animal e a UFMT reforçam seu compromisso com ações contínuas de castração, cuidado e proteção animal na cidade.
Castrações gratuitas para baixa renda continuam
Apesar do foco inicial do mutirão nas ONGs, as castrações gratuitas para atender a demanda de tutores de baixa renda em Cuiabá seguem sendo liberadas. A Bem-Estar Animal disponibiliza duas castrações por dia para tutores que se enquadram nos critérios de baixa renda, como serem beneficiários de programas sociais do governo.
Esses procedimentos também são realizados no Hospital Veterinário da UFMT, mediante a apresentação de guias de autorização emitidas pela própria Bem-Estar Animal.