Durante o evento “Climate Talks”, realizado nesta terça-feira em Cuiabá, Mato Grosso foi apontado como exemplo de equilíbrio entre produção agrícola e preservação ambiental. O representante de Assuntos Ambientais e Climáticos da Embaixada da Alemanha no Brasil destacou que o estado avançou na proteção das florestas, demonstrando que é possível conciliar desenvolvimento e conservação.
Organizado pela Embaixada da Alemanha com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o encontro reuniu representantes de diferentes setores para discutir a produção de alimentos com menor impacto ambiental. O objetivo foi promover o diálogo sobre práticas mais seguras e sustentáveis, alinhadas aos desafios climáticos.
De acordo com a Sema, o estado tem mais de 60% de sua área preservada e investe em ações de orientação aos produtores para cumprimento da legislação ambiental. Produtores locais ressaltaram a importância de olhar o solo de forma integrada, firmando parcerias com instituições de pesquisa para estudos detalhados das áreas cultivadas.
A secretária adjunta de Agronegócio enfatizou iniciativas como plantio direto, recuperação de pastagens, uso de bioinsumos e produção de biocombustíveis, destacando que cerca de 30% da produção de grãos do Brasil vem do estado. Essas ações reforçam o compromisso regional com a produção sustentável e contribuem para discussões mais amplas sobre mudanças climáticas no Brasil e no mundo.