Vacinas são desperdiçadas por baixa adesão em Mato Grosso desde 2010

Mais de 126 mil doses contra a gripe foram descartadas nos últimos 14 anos por vencimento e baixa procura.

Fonte: CenárioMT

Vacinas são desperdiçadas por baixa adesão em Mato Grosso desde 2010
Vacinas são desperdiçadas por baixa adesão em Mato Grosso desde 2010 - Foto: CenárioMT

Entre 2010 e maio de 2025, Mato Grosso descartou 126.270 doses da vacina contra a gripe, segundo dados do Ministério da Saúde. O número é consequência direta da baixa adesão da população às campanhas de imunização, além de entraves logísticos e o vencimento dos lotes.

Em Cuiabá, a cobertura vacinal está em apenas 34,26% do público-alvo. Para tentar reverter esse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou, desde 1º de julho, a campanha de vacinação para todas as faixas etárias. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, que reforça a necessidade de atender prioritariamente os grupos mais vulneráveis.

[Continua depois da Publicidade]

Agora, qualquer pessoa com mais de seis meses pode se vacinar, desde que não apresente febre ou sintomas gripais no momento da aplicação. A vacina, gratuita e disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), continua tendo como foco principal os idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destacou que apenas 92.775 doses foram aplicadas entre as 151 mil estimadas para o grupo prioritário. Ela também fez um apelo para que familiares e pessoas que convivem com esses grupos também busquem a vacinação. “Reforçamos o apelo para que todos se vacinem, sobretudo aqueles que têm contato direto com os mais vulneráveis”, alertou.

[Continua depois da Publicidade]

A campanha segue ativa e sem data para encerramento. A orientação é que a população procure a UBS mais próxima e se proteja contra a Influenza.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.