Entre 2010 e maio de 2025, Mato Grosso descartou 126.270 doses da vacina contra a gripe, segundo dados do Ministério da Saúde. O número é consequência direta da baixa adesão da população às campanhas de imunização, além de entraves logísticos e o vencimento dos lotes.
Em Cuiabá, a cobertura vacinal está em apenas 34,26% do público-alvo. Para tentar reverter esse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou, desde 1º de julho, a campanha de vacinação para todas as faixas etárias. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, que reforça a necessidade de atender prioritariamente os grupos mais vulneráveis.
Agora, qualquer pessoa com mais de seis meses pode se vacinar, desde que não apresente febre ou sintomas gripais no momento da aplicação. A vacina, gratuita e disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), continua tendo como foco principal os idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.
A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destacou que apenas 92.775 doses foram aplicadas entre as 151 mil estimadas para o grupo prioritário. Ela também fez um apelo para que familiares e pessoas que convivem com esses grupos também busquem a vacinação. “Reforçamos o apelo para que todos se vacinem, sobretudo aqueles que têm contato direto com os mais vulneráveis”, alertou.
A campanha segue ativa e sem data para encerramento. A orientação é que a população procure a UBS mais próxima e se proteja contra a Influenza.