O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 90 dias o envio da Força Nacional para atuar no combate a incêndios florestais e em investigações sobre queimadas provocadas por ação humana na Amazônia Legal e no Pantanal. A nova fase começa em 15 de julho e segue até 12 de outubro.
A decisão foi publicada nesta terça-feira (08.07) e inclui especificamente Mato Grosso, que abriga áreas dos dois biomas mais atingidos. Historicamente, esses territórios sofrem com queimadas intensas, agravadas no período de estiagem.
Segundo a portaria assinada pelo ministro da Justiça, os agentes da Força Nacional vão apoiar as Polícias Civis estaduais e a Polícia Federal em investigações e perícias para identificar responsáveis pelos incêndios. O número exato de agentes será definido pela Diretoria da Força Nacional.
O reforço será integrado a órgãos de segurança pública e ambientais em um esforço conjunto para reduzir as queimadas, proteger o meio ambiente, a população e o patrimônio. A medida atende determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para conter crimes ambientais que ameaçam a vegetação nativa na região.